top of page
Writer's pictureJanayna Velozo

Sobre o Hack Grrrl, Mentoria e Propósito

Updated: Jun 18, 2019



Final de semana passado tive a honra de ser mentora de UX Design do Hack Grrl, um hackaton de maioria feminina, que lançou o desafio de como diminuir a desigualdade de gênero no mundo. Esse evento foi criado por Nathalia Lima e Lavínia Paganini, duas estudantes do CIN (UFPE), para estimular meninas a programarem mais, desenvolverem suas habilidades e ganharem mais confiança em suas competências.


Tudo começa mesmo com uma idéia, não é? Uma pequena faísca que acende e se alastra feito fogo, que contagia a alma, que cria comunidades, que inspira pessoas a sonharem juntas... que mudam o mundo de lugar. Quero agradecer vocês por terem transformado a minha vida e a de cada uma das participantes desse evento lindo que vocês construíram com tanto esforço. A inclusão feminina estava presente em cada detalhe. Foi incrível!!


Explicar como me sinto sendo mentora, é como tentar explicar o que se sente num abraço demorado... É engrandecendo pessoas que me sinto realizando o meu propósito, é provocando que apuro o pensamento crítico de cada uma delas tão necessário na co-criação, é levantando a moral quando não enxergam mais saída que elas aprendem a ter empatia nos momentos difíceis e a acreditarem em si mesmas quando tudo parece impossível, é mostrando que não temos as soluções do mundo que mantenho nelas a consciência que o que fazemos é construir caminhos... que ainda serão trilhados, compartilhados, questionados, destruídos, redefinidos, recriados.


Ser mentora, mais do que guiar o outro, é estar aberta a ouvir, a entender, a questionar, a inspirar pessoas a identificarem seus por quês e pra quems, a estabelecer novas conexões de idéias, a co-criar possibilidades, a construir caminhos colaborativos, que entendam a inovação como uma forma de diminuir o poder de um ser humano sobre o outro, de melhorar as interações humanas, diminuir dores e atender necessidades.. de dar vazão a um mundo mais inclusivo.


Às mentoras que dividiram essa experiência comigo e a cada uma das equipes, minha enorme gratidão! A humildade de vocês em aprender foi imensa, a dedicação dos que deram o seu melhor foi inspiradora, a vontade de realmente melhorar a atuação feminina no mundo foi admirável. Tenho certeza absoluta que cada uma de vocês já não é mais a mesma depois desse fim de semana. Existe um propósito maior agora. Simbora mudar o mundo?


http://g1.globo.com/pernambuco/ne2/videos/t/edicoes/v/hackathon-feminina-busca-solucoes-tecnologicas-para-reduzir-desigualdade-de-genero/7696034/


3 views0 comments

Recent Posts

See All

Kommentare


bottom of page